terça-feira, 13 de outubro de 2009

QUEM lembra do esgoto?

A experiência para cada um de nós, Equipe de Troca, foi singular.
E assim, começo terminando, termino começando,
as marcas de Guaíba em mim.

Imaginava que as pessoas, de maneira geral, se preocupariam mais com o esgoto e com a água, visto que moram nas bordas/barbas do Guaíba.

Confesso que fiquei surpresa com que encontrei:
Muitas das pessoas com as quais conversei lembram do esgoto em situações desagradáveis: bueiro entopido em dias de chuva, pelo cheiro quando passam por "esgoto a céu aberto", quando enxergam lixo nas "praias" que frequentam. Outras não sabiam da existência de tratamento de esgoto, algumas não imaginam que o esgoto vá direto para o Guaíba, muitas acham que não há o que se fazer com o esgoto, entretanto acreditam que colocando menos lixo no chão, ajudaria a melhorar a questão do esgoto.
Ficou bastante evidente para mim que quem costuma lembrar do esgoto são aquelas pessoas que moram em regiões onde o mesmo está a céu aberto. Já as pessoas que moram onde existe "esgoto encanado" ou lembram naquelas situações desagradáveis, ou responderam que não lembram e que nunca pararam para pensar sobre isso, nem para onde vai o esgoto. Estas foram as que mais se sensibilizaram com o "Troca em diante", afirmando com veemência que passariam a pergunta em diante.

...


Raquel G.R.
Equipe de Troca

3 comentários:

  1. Bah, é um absurdo essas pessoas que nunca pensam nisso. Eu fico sem acreditar ao ler isso, mas ao mesmo tempo acreditando que existe muito mais pessoas assim do que eu paro para pensar! Mas eu penso no esgoto...

    ResponderExcluir
  2. Aqui sempre teve esgoto a ceu aberto e eu tenho que confessar que é uma coisa que nunca me chamou tanto a atenção depois de ter falado contigo...comecei a perceber a merda que é isso..quando tiver algum político que resolva fazer algo talvez eu nem esteja mais aqui.

    ResponderExcluir
  3. Não sei muito sobre esgoto mas gostei de conversar com voces. espero que com isso eu tenha melhorado o meu pensamento. abraço

    ResponderExcluir

Comente aqui suas idéias sobre o esgoto, como ele faz parte da sua vida?